Dicas para dividir uma sala de estar e jantar pequena usando móveis planejados

Publicado em 14/02/2024

Compartilhe:

Quando lidamos com salas de estar e jantar pequenas, o desafio de otimizar o espaço se torna evidente. No entanto, a boa notícia é que com o uso apropriado de móveis planejados e multiuso, é possível transformar esses ambientes em locais funcionais e esteticamente agradáveis.

Em qualquer projeto, a otimização é um aspecto crítico. No entanto, quando se trata de áreas reduzidas, a importância desse elemento é ainda mais acentuada. A eficiência do uso do espaço pode fazer a diferença entre um ambiente desconfortável e um acolhedor e funcional.

Pode parecer um desafio, mas dividir a sala de estar e a sala de jantar fica mais fácil quando você aplica as estratégias corretas. Por isso, confira as nossas dicas:

1. Planeje a disposição dos móveis

Antes de iniciar a decoração, avalie as dimensões da sua sala e identifique os melhores pontos para posicionar os móveis. Opte por peças menores para evitar que o ambiente fique saturado. 

Considere, por exemplo, a utilização de um sofá com chaise ou retrátil, que pode servir como uma divisória sutil entre as áreas.

2. Utilize estantes vazadas

As estantes vazadas são uma excelente opção para quem deseja dividir uma sala de estar e de jantar pequena, mantendo a sensação de espaço aberto. Ao contrário de paredes sólidas, elas permitem a passagem de luz e a visibilidade entre os ambientes, criando uma sensação de continuidade e fluidez.

Uma das vantagens desse tipo de mobília, é a capacidade de organizar e exibir itens decorativos, como livros, plantas e objetos de arte. Além disso, podem servir como suporte para a TV, eliminando a necessidade de um item adicional para esse fim.

3. Aposte em mesas dobráveis

Em uma sala de jantar pequena, uma mesa tradicional pode ocupar muito espaço.

Portanto, uma alternativa legal são as mesas dobráveis. 

Elas podem ser facilmente abertas quando necessário e transformadas em aparadores quando não estão em uso, tornando-se um complemento compacto na decoração.

4. Invista em bancos com compartimentos internos

Os bancos com compartimentos internos oferecem assentos extras durante as refeições e podem servir como baús para guardar itens pouco utilizados. 

Eles são móveis e ajudam na reconfiguração do espaço conforme necessário, sem atrapalhar a circulação do ambiente. Além disso, podem ser encontrados em diferentes estilos e materiais. Portanto, escolha um que se adapte à decoração da sala.

5. Crie ilhas multifuncionais

As bancadas e ilhas servem como um elemento que separa a sala da cozinha.

A criação de uma ilha multifuncional adiciona um elemento central atraente à sua casa e pode servir como bancada para refeições rápidas, espaço de trabalho ou apoio para o preparo de alimentos. E, é claro, também funciona como uma clara delimitação de dois ambientes.

Aproveite para dar um toque de sofisticação à decoração escolhendo materiais resistentes e de alta qualidade para a bancada, como o mármore, o quartzo ou o granito. Assim, você evita manchas, arranhões e outros estragos.

Lembre-se, a ideia é encontrar soluções que se adequem ao seu estilo de vida e às suas necessidades. As limitações de tamanho podem ser uma oportunidade para inovar e personalizar o seu espaço de maneira única e funcional.

Os móveis planejados e multiuso são aliados indispensáveis nesse processo. Com um planejamento cuidadoso, é possível transformar a sua sala pequena em um lugar aconchegante e ideal para receber amigos e familiares.

Com a Italínea, você pode explorar todas as possibilidades e deixar a sua criatividade fluir. Conte com a gente para começar o seu projeto de felicidade.

Artigos relacionados

18 dicas para deixar sua sala mais elegante
10 Ideias de Móveis Multiuso para Espaços Pequenos
Cor do Ano Pantone 2024: incorpore em seus móveis planejados

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.