6 dicas essenciais para criar uma biblioteca planejada funcional

Publicado em 09/01/2024

Compartilhe:

Uma biblioteca em casa é ótima para seus momentos de relaxamento.  

Livros podem tornar a vida mais interessante, abrindo fronteiras no pensamento e na imaginação. Tornam melhores os seus momentos de relaxamento e lazer, além de serem objetos estimados por seus colecionadores.

Por isso, sempre é bom tê-los por perto. E que tal ter um espaço destinado a eles dentro da sua própria casa? Sim, isso é possível, com planejamento e boa vontade. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe aqui algumas sugestões e orientações.

Escolha o cômodo

Nem sempre dá para ter um cômodo totalmente dedicado a uma biblioteca em casa, porém, com algumas ideias simples, você pode ter esse cantinho em locais destinados a outros usos.

A sala de estar é uma boa opção, por ser um ambiente de uso comum dos moradores e visitantes. Uma biblioteca montada na sala chama a atenção e traz elegância e charme logo na entrada. Você pode impressionar seus convidados com livros que são importantes para você, além de ser uma ótima forma de quebrar o gelo e puxar assunto em uma conversa.

O escritório também é um bom lugar para instalar a sua biblioteca. É aquele espaço na casa destinado ao trabalho e estudo, e montar a biblioteca perto dele é uma ótima ideia, pois você vai ter mais à mão os conteúdos necessários para exercer as suas atividades.

Mas, se você lê preferencialmente por prazer, dedicando à leitura aquele momento de relaxamento antes de dormir, o quarto pode ser uma excelente escolha. E se a sua casa tiver escadas, a sugestão é otimizar a área que existe embaixo delas, abrigando a sua coleção de livros.

Seja qual for o local escolhido, vale dizer que deve ser arejado, bem iluminado e ter sempre uma temperatura agradável. 

Estantes, prateleiras ajustáveis ou nichos

O móvel mais tradicional de uma biblioteca é uma estante. Ela pode, porém, variar de tamanho e de material. Estantes de ferro dão um ar mais industrial, enquanto a madeira faz a biblioteca assumir um tom mais rústico. 

Estantes são a opção mais tradicional de móvel numa biblioteca.

As estantes, no entanto, não são a única possibilidade de guardar os livros. Muito úteis e versáteis, as prateleiras são sempre uma ótima opção para montar sua biblioteca projetada em casa. A melhor alternativa são os modelos ajustáveis, pois é importante pensar na ergonomia. Uma prateleira muito alta vai tornar os livros inacessíveis e dificultar o seu acesso, além de acumular muita poeira. Já uma muito baixa exigirá que você se curve mais do que deveria, então procure sempre deixar os livros em uma posição confortável para você, que não cause danos à sua coluna.

E, se sobrar espaço na prateleira, use aparadores, ou mesmo objetos decorativos, como pequenas esculturas ou plantas artificiais. Isso vai fixar os livros na posição correta, evitando que eles caiam.

Os nichos também são ótimos para a colocação do seu acervo, principalmente porque você pode montar uma composição no formato que desejar, além de poder decidir se prefere que fiquem instalados na parede ou um em cima do outro, no chão. Outra vantagem que esses modelos trazem são as laterais que formam um quadrado ou retângulo. Elas servem como apoio para as obras não despencarem no chão. 

Poltrona e mesinha para leitura

É essencial que sua biblioteca tenha um bom local para acomodar as pessoas durante a leitura. Para isso, você pode apostar em poltronas reclináveis, cadeiras ou até mesmo pufes. 

Os pufes são uma alternativa prática às poltronas no seu cantinho de leitura.

O que importa é investir em um assento confortável, até porque é nele que você passará lendo por algumas horas.

Também faz toda a diferença ter uma mesa lateral para abrigar uma luminária, um porta-copos e também ter um espaço para descansar o livro que você está lendo.

Iluminação apropriada

Na hora de montar sua biblioteca em casa, você vai precisar pensar na iluminação, já que, provavelmente, esse também será um espaço para leitura. Optar por iluminação natural, no entanto, requer alguns cuidados. A luz solar não deve incidir diretamente sobre os seus exemplares, pois, além de queimar as capas e deixá-las esteticamente danificadas, pode acelerar a deterioração das lombadas, fazendo-as se descolarem do miolo. Portanto, antes de montar sua biblioteca, escolha um local da casa que não receba o sol diretamente sobre os livros.

Quanto à iluminação artificial, além de um ponto de luz central no teto, considere ter uma luminária ao lado da cadeira ou poltrona de leitura, pois ela irá direcionar mais claridade sob o livro, estabelecendo um conforto visual sem cansar os olhos. Para o quarto, as luminárias de parede são muito recomendadas, trazendo praticidade e decoração para o local. Uma boa iluminação é aquela que contribui na estética do ambiente sem prejudicar a visão.

Organização dos livros

Você tem infinitas possibilidades de como arrumar os livros na biblioteca de sua casa. Isso fica a seu critério. Porém, é importante levar em consideração a funcionalidade e o conforto. Pense no que for mais fácil para você.

É importante que os livros estejam em um lugar acessível.

Os tipos mais comuns de organização são por ordem alfabética, seja de títulos ou de autores. Também é possível criar um padrão pelo gênero, tamanho, cor ou outra ordem à sua escolha.

Se a sua biblioteca ficar em conjunto com a das crianças, opte por manter os exemplares infantis na parte mais baixa. Assim, seus filhos poderão acessar os livros com mais facilidade. 

Móveis planejados

Um detalhe importante na hora de montar a sua biblioteca em casa é optar por móveis planejados. Com eles, você vai deixar tudo com a sua cara e aproveitar melhor as dimensões do cômodo, como o seu pé direito, por exemplo. A grande vantagem dos móveis planejados é essa personalização, adaptando-se não só ao espaço físico, mas também ao seu estilo e necessidades.

Por isso, fale primeiro com a Italínea. Teremos o maior prazer em acompanhar o projeto de sua biblioteca, do início ao fim.

Artigos relacionados

Espaço Limitado? 6 Dicas para Otimizar o seu Apartamento

Por que vale a pena ter um quarto com móveis planejados?

Descubra as plantas ideais para apartamentos

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.